Taxonomia- teste seus conhecimentos!
1) (Acafe-SC) Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I. Espécie. ( ) Reunião de gêneros semelhantes.
II. Família. ( ) Unidade de classificação.
III. Gênero. ( ) Conjunto de espécies diferentes, mas com certas semelhanças.
IV. Ordem. ( ) Conjunto de famílias semelhantes.
a) II, I, III e IV
b) II, IV, I e III
c) IV, II, III e I
d) I,III,IV e II
e) IV, I,II e III
2) (UFPR) Classificando-se os seres
vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza,
facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:
(01) o sistema binomial de nomenclatura adota a espécie como unidade básica de classificação.
(02) em taxonomia, uma ordem engloba diversas famílias, assim como um gênero reúne diferentes espécies.
(04) um determinado vegetal, de acordo
com a classificação vigente, pertencerá, obrigatoriamente, a um reino, a
um filo ou divisão, a uma classe, a uma ordem, a uma família, a um
gênero e a uma espécie.
(08) o reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
(16) o reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas.
(32) os seres pertencentes ao reino Monera se caracterizam por ser todos unicelulares, com membrana nuclear bem estruturada.
3) (UFU-MG) A cascavel (Crotalus terrificus) e a cobra coral (Micrurus coralinus) pertencem à mesma ordem e possuem, também em comum, a categoria:
a) subespécie.
b) classe.
c) espécie.
d) família.
e) gênero.
4) (UEL-PR) Grupos de populações naturais
potencialmente capazes de se cruzar e de produzir descendência fértil
pertencem, necessariamente:
a) a gêneros diferentes.
b) a famílias diferentes.
c) à mesma comunidade.
d) à mesma sociedade.
e) à mesma espécie.
OBS.: O gabarito será divulgado em sala de aula, assim como na página do Facebook. Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário