Simulados (2°anos)

 Taxonomia- teste seus conhecimentos!

1) (Acafe-SC) Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
 
I. Espécie.                 (   ) Reunião de gêneros semelhantes.
II. Família.                 (   ) Unidade de classificação.
III. Gênero.                (   ) Conjunto de espécies diferentes, mas com certas semelhanças.
IV. Ordem.                 (   ) Conjunto de famílias semelhantes.
a) II, I, III e IV
b) II, IV, I e III
c) IV, II, III e I
d) I,III,IV e II
e) IV, I,II e III

2) (UFPR) Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:

(01) o sistema binomial de nomenclatura adota a espécie como unidade básica de classificação.
(02) em taxonomia, uma ordem engloba diversas famílias, assim como um gênero reúne diferentes espécies.
(04) um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá, obrigatoriamente, a um reino, a um filo ou divisão, a uma classe, a uma ordem, a uma família, a um gênero e a uma espécie.
(08) o reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
(16) o reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas.
(32) os seres pertencentes ao reino Monera se caracterizam por ser todos unicelulares, com membrana nuclear bem estruturada.

3) (UFU-MG) A cascavel (Crotalus terrificus) e a cobra coral (Micrurus coralinus) pertencem à mesma ordem e possuem, também em comum, a categoria:
a) subespécie.
b) classe.
c) espécie.
d) família.
e) gênero.

4) (UEL-PR) Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se cruzar e de produzir descendência fértil pertencem, necessariamente:
a) a gêneros diferentes.
b) a famílias diferentes.
c) à mesma comunidade.
d) à mesma sociedade.
e) à mesma espécie.

OBS.: O gabarito será divulgado em sala de aula, assim como na página do Facebook. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário