Escola

A Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva é uma instituição pública educacional, encontra-se entre as escolas de médio porte do município de Arapiraca, estado de Alagoas. Fundada em 1963, no governo Luiz Cavalcante, com a doação de um terreno de 2500 m2 que antes era ocupado com plantio de fumo. O terreno pertenceu a Manoel Lúcio da Silva, nascido no Bairro Caititus, em Arapiraca – AL, no dia 01 de Janeiro de 1906 e falecido em 06 de outubro de 1961.
Incentivador da arte musical fundou a primeira banda de música de Arapiraca, cuja sede permaneceu por muitos anos no Bairro Cacimbas. Após sua morte, aos 55 anos, sua família, esposa e filhos, fizeram a doação do terreno para a construção da escola, que recebeu seu nome e da qual se tornou patrono.
O Grupo Escolar Manoel Lúcio da Silva, como fôra inicialmente denominado, contava no seu primeiro ano de funcionamento com quatro salas de aulas, um bloco com secretaria, diretoria e dois banheiros. Tinha também um galpão coberto para a recreação dos alunos, numa área construída de 350 m2. Sua primeira diretora foi Dona Elizabete Mesquita Leite, que administrou a Escola desde a data de sua fundação em 1963 até 1970, quando interinamente a substituiu Dona Afra Maria Protázio até 1972. A diretora seguinte, Lúcia Pereira da Silva Rodrigues, administrou até 1985, quando instalou uma cozinha e uma cantina e a Escola recebeu a ampliação de um bloco com quatro salas de aula, uma nova diretoria e novos banheiros, criando espaço para a sala dos professores e sala de diretor adjunto.
De 1985 até os dias de hoje, sucederam-na como diretores: Josimar Oliveira, Maria do Carmo Abreu, João Cartaxo (interinamente), Ana Vieira da Rocha, Jorge Severino Leão, Ângela Maria Marques, Valdenita Maria Machado (interinamente), Maria Verônica Alécio, Maria Queiroz de Carvalho, Ivan Jorge da Silva (1º diretor da escola eleito pelo processo de Gestão Democrática – eleição direta para diretores de escolas públicas estaduais), Marcius Antonio de Oliveira, Paulo Celso da Silva, nos anos seguintes a professora Cristiane Bezerra da Silva, Mosart da Silva Oliveira, Walquiria Santos de Albuquerque e atualmente assume a direção geral da Escola a Professora Edilma Maria .
 A Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva, conta hoje, com doze salas de aula, um laboratório de ciências, um laboratório de informática, uma biblioteca, uma sala de multimeios e vários outros ambientes úteis às necessidades da escola. Acomoda 1.304 alunos nos níveis de Ensino Fundamental e Médio e mais de 63 funcionários. 
 

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MANOEL LÚCIO DA SILVA
Rua: Manoel Lúcio da Silva, 36. Cacimbas. Arapiraca – AL CEP 57304 - 350

Nenhum comentário:

Postar um comentário